Bem-vindo à Serra Catarinense
Informações Gerais
Cidades Turísticas
O que fazer na Serra
Turismo na Serra Catarinese
Dicas de Segurança
Informações Gerais
A região da Serra Catarinense é composta principalmente pelas seguintes cidades turísticas:
- Urubici
- São Joaquim
- Bom Jardim da Serra
- Lages
- Urupema
- Rio Rufino
- Bom Retiro
Viajar por Santa Catarina é conhecer e descobrir um estado com uma diversidade cultural marcante. A duas horas do litoral está a Serra Catarinense. Uma região mágica, encantadora, romântica, recheada de calor humano e com uma cultura singular.
Possui vocação para o turismo rural. Atrativos não faltam para o lazer e descanso dos turistas. Todos os municípios da região possuem seus encantos, seja nas atividades ao ar livre, cavalgadas, trilhas, tirolesa ou pesca esportiva, seja na gastronomia com a qualidade de vinhos internacionalmente premiados e nos pratos típicos a base de pinhão e truta, nas temperaturas abaixo de zero e na neve ou até mesmo no conforto das pousadas e hotéis.
Conheça a Serra Catarinense em todas as estações do ano. A natureza é sedutora.
A formação de cânions, vales e cachoeiras são os maiores tesouros e podem ser visitados em qualquer época. Esta é uma das regiões mais fascinantes e charmosas que existem no Brasil, com o clima, por muita das vezes, comparado até com a Europa.
O inverno é uma das estações mais charmosas e românticas. A estação fica ainda mais de resistível se somarmos as baixas temperaturas às belas paisagens, a uma boa companhia, vinhos de excelência e a melhor gastronomia.
É na Serra Catarinense que você encontra tudo isso e muito mais. A região mais alta de Santa Catarina é a mais procurada entre os meses de Maio a Agosto. Os hotéis e pousadas ficam lotados e os restaurantes reservados antecipadamente.
A neve é um show à parte. Turista de todos os lugares do Brasil, viajam até a Serra Catarinense – que recebe em média cerca de 300 mil pessoas por ano só no inverno – a espera desse fenômeno que é tão esperado.
As temperaturas são experiência marcante. Podem chegar até -8ºC, na área urbana de Urupema, por exemplo, e até – 14ºC na relva. Terra de um povo simples e acolhedor, que transforma o frio do inverno em aconchego.
O inverno na Serra pode até ser frio, congelante muitas vezes, mas é apaixonante e inenarrável. Só vivenciando para comprovar. A Serra Catarinense possui o cenário rico em elementos naturais, belezas de tirar o fôlego e um clima subtropical característico de áreas com altitude elevada. Somando-se a isso, é uma região com uma agricultura caracterizada por um número de pequenas unidades familiares. Gente que aproveitou dos benefícios que a natureza oferece inventou o turismo rural.
É na serra Catarinense que nasceu este termo, e hoje ela é procurada por milhares de brasileiros e estrangeiros com o intuito de fugir da agitação das cidades grandes para estar em contato com a natureza e conhecer melhor o jeito simples de viver no Serrano.
A Serra do Rio do Rastro é um dos principais pontos turísticos do Brasil é conhecida mundialmente como a serra mais espetacular e assombrosa. Para aqueles que preferem a tranquilidade e o descanso, as pousadas da região são os melhores destinos. Pescaria, cavalgada e caminhada são algumas das atividades que podem incrementar a viagem.
Já para os turistas que procuram adrenalina esta também é uma região certa. Os paredões são um convite ao rappel e à tirolesa, o pico dos morros são o ponto de decolagem para os parapentes e asa-deltas e os abundantes rios são os locais ideais para o rafting.
Conhecer os afazeres de uma vida rural é uma experiência marcante. A alma fica mais leve e a sua bagagem cultural ainda mais cheia. Com um ecossistema sem igual no Brasil, a Serra Catarinense é o portal de entrada para o bioma “campos de cima da serra”. Com uma altura média de mil metros de altitude em relação ao nível do mar, possui as quatro estações bem definidas.
Uma das características desse bioma é seu relevo bastante plano, com vegetação rasteira e pequenos arbustos. A paisagem da região dos Campos de Altitude é composta por mosaicos de campos intercalados com florestas, de indiscutível beleza cênica. A árvore símbolo da Serra Catarinense é a majestosa Araucária.
A fauna é constituída de animais características do clima de altitude como o leão-baio, o graxaim, a curucaca, as gralhas, as lebres, a capivara, a truta, dentre outros animais. É um dos ecossistemas mais ricos em relação a biodiversidade de espécies de animais, alguns até raros e ameaçados de extinção.
A região é também possuidora de importantes rios com águas límpidas. A hidrografia da região compreende as nascentes dos rios Canoas e Pelotas, que correspondem aos principais formadores da extensa bacia do Rio Uruguai. Tesouros como estes só existem até hoje porque são preservados. Alguns lugares, inclusive, nunca foram explorados.