Cidade de Florianópolis
Pontos de Atenção
Praias de Floripa
O que fazer
Onde comer
Vida Noturna
Pontos de Atenção
Praias de Floripa
O que fazer
Onde comer
Vida Noturna
Descubra porque Florianópolis é chamada de “Ilha da Magia”.
Florianópolis é uma das três ilhas capitais do Brasil (as outras são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina, na região Sul do país e é banhada pelo oceano Atlântico. Grande parte de seu território (97,23%) está situado na (Ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporada à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz – cartão postal de Florianópolis, com 820 metros de comprimento, e que ligou a ilha ao continente e hoje encontra-se aberta para visitação de pedestre nos finais de semana.
A Ilha de Santa Catarina possui uma forma alongada e estreita, com comprimento médio de 55 km e largura média de 18 km. A ilha está situada de forma paralela ao continente, separada dele por um estreito canal. A região possui um litoral bastante recortado, com várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas, e é capaz de oferecer um verdadeiro mix de paisagens e atrações. Misturando dunas, praias, morros, lagoas, rios, montanhas e manguezais, as belezas naturais de Florianópolis encantam a todos.
Se Floripa tem fama por sediar grandes eventos, badaladas no cenário eletrônico e grande movimento em busca dos esportes náuticos e ao ar livre, também é lugar da tranquilidade em lugares paradisíacos de águas mornas, claras e vislumbrante cenário da natureza. Afinal Florianópolis conhecida como Floripa ou “Ilha da Magia” e este apelido é justificado pela variedade de praias paradisíacas e lugares mágicos, que mesclam sua cultura e folclore místicos com paisagens surreais.
Que magia então seria essa? Uma mistura de envolvimento, emoção e acontecimentos inexplicáveis que só quem conhece Floripa entende.
Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical oceânico, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos, e farta distribuição anual de chuvas. Suas belas e diversificadas 46 praias, somadas a sua infraestrutura, contribuíram para que Floripa se tornasse a capital turística do Mercosul, possuindo um intenso movimento turístico durante todo o verão, formado principalmente por turistas argentinos, gaúchos e paulistas.
Na Ilha de Santa Catarina existe uma grande laguna, a lagoa da Conceição e uma grande lagoa de água doce, chamada lagoa do Peri.
O ecoturismo é forte e concentra atividades carregadas de aventura. Seja qual for o seu esporte favorito, a disposição será sua melhor companhia de viagem.
A costa é bem diversificada, tanto pelo movimento dos badalados balneários quanto na tranquilidade das praias mais remotas em meio a Mata Atlântica. E por aqui, seja no mar, na terra ou no ar, diversão é o que não vai faltar.
Alguns pontos em Florianópolis podem ser considerados parada obrigatória, a Ponte Hercílio Luz (projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente) e a lagoa da conceição (repleta de bares, restaurantes e boates, disputa a condição de principal cartão postal da cidade.
O turismo gastronômico, por sua vez, tem em Floripa um paraíso dos frutos do mar – ressaltando o fato de que a cidade é a maior produtora de ostras do país.
O destino não deixa a desejar, estando à altura de outros grandes pólos turísticos nacionais e internacionais. Para comprovar isso, nada melhor do que fazer um tour pela cidade, desfrutando de todas as belezas e magias da capital catarinense.
Diante de tantas possibilidades, fica claro que a Ilha de Florianópolis reúne mais magia do que se pode imaginar. Parte dessa magia, sem dúvida, começa na cozinha dos bares e restaurantes ou, até mesmo, nas tendas e barracas à beira do mar.
Florianópolis possui muitos outros atrativos além de sua beleza natural, como museus, edificações históricas, áreas de lazer e bons restaurantes.
Informações gerais:
População estimada 2016: 477.798
Área da unidade territorial 2015 (km²):675,409
Densidade demográfica 2010 (hab/km²): 623,68
Gentílico: florianopolitano
Bioma: Mata Atlântica
Fonte: IBGE.
O tour pela Ilha da Magia só fica completo com as suas belíssimas – e numerosas praias. As opções, portanto, podem ser dividas da maneira mais cômoda para o turista, de acordo com seu perfil e preferências.
Clima: subtropical oceânico
Temperatura média anual: 20ºC
Para isso, a alternativa ideal é reservar as passagens com antecedência e uma boa forma de fazer isto é, utilizando os serviços do site, que proporcionam mais comodidade aos viajantes, tornando possível a reserva hospedagem através da internet.
Dessa forma, o tour pela região de Floripa tem tudo para se tornar muito mais prático, organizado, e a viagem dos seus sonhos, fazendo com que o turista fique livre e despreocupado para desfrutar de toda a magia que essa ilha tem a oferecer.
Dicas:
A galera do surfe, encontra o seu território no Leste e no Sul, em praias como Mole, Campeche, principalmente, Joaquina. É na Joaquina também que o surfe nas dunas ganha espaço, atraindo adeptos do sandboard.
Quem busca tranquilidade tende a gostar da parte meridional da cidade, nas areias de Pântano do Sul e Lagoinha do Leste. Os mais ousados, porém, podem partir rumo à Galheta, a única praia de naturismo de Floripa.
Para as famílias e jovens em férias, uma boa pedida é a região Norte são as areias de Canasvieiras e Jurerê. Aliás, são nessas praias que resplandece grande parte da vida noturna de Florianópolis, dentro dos vários clubes e restaurantes com cardápios internacionais da região.
Quem está atrás de diversão e arte não pode perder a Lagoa da Conceição de vista. Em sua volta ficam as melhores praias para o surf e outros esportes radicais.